Deduções

Também é possível acessar esses vídeos diretamente pelo YouTube clicando aqui

Lei de Planck

A lei de Planck é considerada o nascimento da mecânica quântica. Na busca em descrever o espectro de radiação emitido por um corpo negro, Planck introduziu a noção da energia ser quantizada, obtendo a famosa Lei de Planck

Curva Catenária

Um problema antigo e de interesse físico é: qual é a curva formada por uma corda/corrente presa somente pelas extremidades? A curva que soluciona esse problema é conhecida como curva Catenária.

Curva Braquistócrona

Outro problema antigo e de interesse físico é: seja um corpo que desce uma rampa sob a ação da força da gravidade. Qual é a curva que, para um dado ponto inicial, o corpo chegue no ponto final no menor tempo possível? A curva que soluciona esse problema é conhecida como curva Braquistócrona.

Curva Tautócrona

Outro problema antigo e de interesse físico é: seja um corpo que desce uma rampa sob a ação da força da gravidade. Qual é a curva que, para qualquer posição inicial, o corpo chegue em um ponto final no mesmo intervalo de tempo? A curva que soluciona esse problema é conhecida como curva Tautócrona.

Lei de Gauss do campo elétrico

A dedução nesse vídeo é feita a partir da lei de Coulomb usando o princípio da superposição e o conceito de ângulo sólido.

Lei de Gauss do campo magnético

A dedução nesse vídeo é feita a partir da análise do significado de um fluxo juntamente com o fato de que monopolos magnéticos nunca foram observados.

Lei de Faraday

A dedução nesse vídeo é feita a partir da troca de referencial. Como os resultados observáveis de fenômenos físicos devem ser os mesmos em qualquer referencial, a descrição eletromagnética deve ser consistente para qualquer referencial. A partir disso, obtêm-se a lei de Faraday.

Lei de Ampere

A dedução nesse vídeo é feita a partir do resultado de qual é o campo magnético gerado nas proximidades de um fio retilíneo, juntamente com o calculo da circuitação em triângulos infinitesimais.

Correção de Maxwell da lei de Ampere

A dedução nesse vídeo é feita a partir da conservação da carga. Essa conservação implica em uma correção para a lei de Ampere que, inclusive, torna possível, no ponto de vista teórico, a existência de ondas eletromagnéticas.